top of page
  • Foto do escritorAtendimento Promoove

Maxilar estalando pode ser sintoma de DTM

Atualizado: 25 de set. de 2022

Sabe aquele estalo que sentimos no maxilar ao mastigar alguma coisa ou até mesmo ao bocejar? Quando isso passa a ser corriqueiro, o sinal de alerta deve ser ligado e este incômodo acompanhado com mais atenção, pois pode se tratar de um caso de disfunção temporomandibular (DTM).

A DTM é uma disfunção da mandíbula que afeta diretamente o ato de mastigar e qualidade de vida. Ela pode ser muscular, articular ou surgir nas duas formas, favorecendo o aparecimento de dores de cabeça constante, dor de ouvido, enxaqueca, entre outros.

Por que as pessoas desenvolvem DTM?

De acordo com especialistas, não há um fator determinante que indique o surgimento da DTM, no entanto, os médicos atribuem o aparecimento do problema a algumas características do estilo de vida de cada um. Veja quais são as possíveis causas pelas quais as pessoas desenvolvem DTM:

  1. Predisposição genética;

  2. Movimentos repetidos por longos períodos, como roer unha e mascar chiclete;

  3. Apertar os dentes durante o dia e à noite;

  4. Estresse e depressão.

Como tratar a DTM?

A DTM é uma disfunção que precisa ser acompanhada por uma equipe multidisciplinar. A porta de entrada para tratar o problema deve ser o consultório do dentista, pois ele é quem vai avaliar o caso e orientar a conduta de tratamento. Juntamente com psicólogos, otorrinolaringologistas e fisioterapeutas, o profissional dentista buscará as formas de amenizar a disfunção, devolvendo a qualidade de vida ao paciente.

Mas lembre-se, quando não tratada de forma correta, a DTM pode acarretar em diversos outros problemas, inclusive emocionais, devido à perpetuação e incômodo das dores.

Entre em contato e agende uma visita agora mesmo.

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page